SEE-MG: Minas avanSSa RSS de postagens RSS de comentários

domingo, 8 de março de 2009

Analistas e técnicos da SRE fazem manifestação por melhores salários







Servidores que compõem a categoria dos analistas e técnicos da educação, da Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso e de outras 31 regionais em todo o Estado de Minas Gerais, realizaram manifestação na manhã de sexta-feira, 6, a fim de mostrar ao Governo do Estado de Minas Gerais “insatisfação e o sentimento de desvalorização, enquanto servidores públicos da área administrativa”. Em São Sebastião do Paraíso, os servidores manifestaram-se em frente ao seu local de trabalho, na Rua Dr. Placidino Brigagão, 961 - Centro e na porta do Banco do Brasil, na Praça Com. José Honório, onde recebem seus contracheques. Todos vestiam camisetas pretas e com faixas.

A iniciativa foi estabelecida em assembléia geral da categoria realizada no dia 14 de fevereiro, em Belo Horizonte, com a participação dos representantes dos servidores das superintendências regionais de ensino de todo o estado, juntamente com a diretoria do SINDPÚ-BLICOS (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais) que representa a categoria.
Uma audiência pública está sendo solicitada, junto ao Legislativo mineiro que está solidário à situação dos servidores.
Desde 14 de fevereiro os analistas e técnicos da educação vêm tentando negociar com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais uma revisão salarial, reajustando as tabelas de vencimento dos cargos dos servidores públicos administrativos das Superintendências Regionais de Ensino e do próprio órgão central. Na ocasião foi entregue pelos servidores um documento contendo proposta de reajuste do piso salarial.
Atualmente, o servidor ocupante de cargo nível médio está percebendo como remuneração 1,07 salários mínimos, ao passo que, quando fez o concurso, no edital constava uma remuneração equivalente a 3,3 salários mínimos. O valor da remuneração que constava no edital n.º 01/2001 - R$ 660,00 - é o mesmo do último concurso realizado em 2006.
A situação dos servidores nas 46 Superintendências Regionais de Ensino do Estado de Minas Gerais segundo manifestantes “está cada vez mais insustentável. Muitos estão se exonerando de seus cargos em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho ou após serem admitidos em outros concursos públicos de órgãos que oferecem melhores salários. No entanto, quem permanece trabalhando nas SRE’s, recebe como prêmio o acumulo de serviços”.
Em outubro do ano passado em assembléia geral, a categoria aprovou a realização de uma paralisação em 24 de novembro de 2008. No mesmo dia foi divulgada uma nota repudiando as atitudes da secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, de não receber as lideranças da categoria para negociação da proposta apresentada e nem dar um retorno sobre o assunto.
Estranhamente, conforme explicam os manifestantes, logo após a decisão pela paralisação, representantes da Secretaria de Estado de Educação, entraram em contato com a direção do SINDPÚBLICOS e marcaram uma reunião para o dia 18 de novembro. Fizeram promessas e o grupo optou por não paralisar e aguardar o retorno do Governo de Minas.
No entanto, salientam que “chegou-se ao máximo a insatisfação e os servidores resolveram dar um basta, após percorrerem todos os caminhos para que houvesse um desfecho positivo e sem que tivessem que tomar atitudes como esta”.

E concluem que “com o apoio da diretoria do SINDPÚBLICOS - MG, sindicato que representa a categoria, os analistas e técnicos da Educação vêm a público mostrarem à sociedade que, em enquanto “Minas Avança” os servidores públicos administrativos da Educação ficam para trás e pagam o preço do sucesso do choque de gestão”

4 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo o que o Governo tem feito com os técnicos e analistas das SREs.

Anônimo disse...

Trabalho como ATB1A e estou decepcionada com nossos salarios, me pergunto ate quando vamos conseguir sobreviver com este salario, da ate vergonha de falar quanto ganho para meus parentes e amigos que nao sao funcionarios da educaçao.
Com todo respeito a classe dos garis,domesticas, mas creio que eles estao recebendo mais que a gente!
** Sera que o governador e secretarios da Educaçao nao estao vendo isso? ta demais......

Anônimo disse...

trabalho a 10 anos e estou decepcionado com o dia 1º de fevereiro, onde eu e todos meus colegas que lutam por uma educação de qualidade,esperavam mais uma vez por uma atitude do nosso governo dando a todos servidores um aumento,pois a cada dia lutamos para sobreviver com essa miséria de salário,tenho certeza que o momento é o melhor para uma greve geral,não sou sindicalista,mas essa seria a melhor resposta para essa corja.

Anônimo disse...

É isso mesmo pessoal vamos reivindicar bons salários .Não é só querer que Minas Gerais seja a melhor.Para que isto aconteça todo pessoal da educação precisa ser valorizado,com salário digno.Colabore governador.

Postar um comentário

Atenção:

A permissão de comentários do blog é total. Inclusive com postagem anônima. Isto contudo não quer dizer que não haja moderação dos mesmos.

Respeito é a única regra aqui. Respeito, afinal de contas, é uma palavra que resume bem o objetivo maior de nossa luta.

Deixe sua mensagem, e, dentro do possível, tente somar. Já estamos fartos de "descontos".