SEE-MG: Minas avanSSa RSS de postagens RSS de comentários

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Servidores protestam por melhores salários


Quase 50 servidores técnicos e analistas da Educação realizaram um manifesto em São João del-Rei, no último dia 7. A categoria quer, entre outras reivindicações, uma equiparação salarial com os funcionários da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag). “De todas as pastas do Governo Estadual, os servidores da Educação são os que têm a menor faixa de remuneração”, afirmou o analista da área educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Heber Santos Pereira.

De acordo com o analista, no dia do protesto, 44 SRE’s pararam em todo o Estado, em alguns locais durante todo o dia e, em outros, como nesta cidade, por três horas. Heber Pereira explicou que o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos) decidiu, durante assembleia em março deste ano, que os funcionários da Educação irão paralisar todo quinto dia útil do mês. A próxima paralisação está marcada para o dia 8 de maio.

Para Heber Pereira, o movimento cresceu bastante dentro de Minas Gerais, com adesão de muitos órgãos. “Em São João del-Rei eu considero que o primeiro manifesto teve êxito, ao chamar a atenção da sociedade para o nosso problema”, avaliou.


Reivindicações

Além do aumento salarial, os servidores da Educação pedem que o Plano de Carreira seja cumprido, como a progressão por tempo de serviço e a promoção por escolaridade. “Atualmente, um funcionário que tem, por exemplo, um ano de carreira, ganha o mesmo que um trabalhador público que presta serviço há 20 anos”, detalhou Heber Pereira. E acrescentou: “Em fevereiro de 2008, entregamos uma pauta de solicitações à Secretaria de Estado de Educação e nada foi atendido. A Secretaria afirmou que está estudando as propostas”.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção:

A permissão de comentários do blog é total. Inclusive com postagem anônima. Isto contudo não quer dizer que não haja moderação dos mesmos.

Respeito é a única regra aqui. Respeito, afinal de contas, é uma palavra que resume bem o objetivo maior de nossa luta.

Deixe sua mensagem, e, dentro do possível, tente somar. Já estamos fartos de "descontos".